Mais do que qualquer outra plataforma de streaming de música, o Spotify transformou a maneira como a música é consumida, descoberta, promovida e até produzida. Para músicos de todos os níveis e gêneros, o Spotify é uma plataforma que deve ser levada a sério.
Este guia irá direcioná-lo sobre como promover sua música, otimizar seu perfil de artista, aumentar e compreender seu público e te mostrar como ganhar dinheiro com o Spotify. Nada, é claro, supera a dedicação à sua obra, mas, seguindo alguns passos importantes, você pode alavancar sua música a encontrar o público e o sucesso que merece.
Em primeiro lugar, veremos ferramentas e dicas para promover tanto seus lançamentos quanto seu perfil de artista usando as próprias ferramentas embutidas do Spotify, além de como fazer isso nas redes sociais e em outros lugares.
A seguir, daremos uma olhada nos bastidores do Spotify para ajudá-lo a entender como a plataforma funciona e como você pode usá-la para aumentar seu público com todas as estatísticas importantes: número de reproduções, seguidores e ouvintes mensais.
Por último, mostraremos como ganhar dinheiro com o Spotify. Veremos que não é apenas uma questão de ser pago por streams, mas também de usar a plataforma para gerar receita no mundo real.
Como promover seus lançamentos e seu perfil de artista
Quando se trata de construir uma estratégia de lançamento de sucesso e aumentar seu número de seguidores como artista, é importante lembrar que a contagem de reproduções não é tudo! O seu número de seguidores, ouvintes mensais e reproduções são importantes, é claro, mas isso não é tudo. Esteja você procurando dar um boost em seu perfil de artista ou trabalhar em um futuro lançamento, há muitos outros fatores a serem considerados.
Como muitas das plataformas online que usamos todos os dias, o Spotify conta com um algoritmo para determinar o que mostrar aos usuários cada vez que abrem o aplicativo. O algoritmo tem como objetivo servir aos usuários o que eles desejam. Como, então, meros mortais musicais podem esperar competir com grandes titãs da indústria e superstars do mundo pop?
Em apenas uma palavra, a resposta é ‘engajamento’.
Engajamento
Fazer com que seus usuários se envolvam ativamente com seu conteúdo faz com que o algoritmo entenda que sua música é algo que as pessoas querem ouvir. Cada vez que um usuário salva, cria uma lista de reprodução ou compartilha uma música ou álbum, isso conta como “engajamento” – em oposição à atividade mais “passiva” de apenas reproduzir a sua música. Quando um ouvinte ouve uma faixa e decide segui-lo, isso também conta como “engajamento”.
Você encontra essa correspondência entre “contagem de reproduções” e “engajamento” toda vez que assiste a um vídeo no YouTube. Um vídeo pode ter um milhão de reproduções, mas se ninguém comentar, compartilhar, fazer uma playlist ou curtir o vídeo, o algoritmo do YouTube não o considerará tão favorável se comparado a um vídeo semelhante com uma relação entre engajamento e visualização. Pergunte a qualquer YouTuber e eles dirão que “taxa de engajamento” é a chave.
Para o Spotify, a mesma regra se aplica: se o seu material deixa as pessoas entusiasmadas o suficiente para interagir com ele de alguma forma, ele será recompensado com atenção. O que estamos falando aqui não é realmente sobre a música em si – embora a qualidade seja muito importante! Trata-se de garantir que sua música e sua persona online como artista, tanto no Spotify quanto fora dele, sejam o mais envolventes possível.
Nesta seção, veremos algumas maneiras de aumentar o engajamento usando os recursos integrados do Spotify e como usar esses recursos para conectar seu material aos seus canais de mídia social de forma poderosa.
Promovendo sua música no Spotify
Agora, falaremos sobre como promover seu lançamento e seu perfil dentro do próprio Spotify.
Essas dicas se aplicam se você é um artista estabelecido com um grande número de seguidores ou se está lançando sua primeira música para a plataforma. Como já dissemos, o engajamento é um fator crítico, então nosso objetivo aqui é encontrar maneiras de deixar seu público animado com os seus lançamentos e deixá-los querendo saber mais sobre você.
Spotify Canvas
O Spotify Canvas é uma forma de dar vida aos seus lançamentos e aumentar o envolvimento com o seu perfil de artista. Canvases são vídeos curtos em loop que são reproduzidos em segundo plano quando as pessoas ouvem suas faixas (recurso disponível apenas nas versões móveis). Como o próprio Spotify diz: “É a capa do álbum da era digital”.
Você pode fazer upload de vídeos MP4 de 3 a 8 segundos, que repetem continuamente, ou JPEG estático. O melhor de tudo é que você pode adicionar um vídeo ou imagem diferente para cada faixa individual, não apenas para o álbum como um todo.
Uma vez que são projetados para o aplicativo móvel, eles precisam ser feitos na proporção de 9:16 (assim como os stories do Instagram ou vídeos do TikTok), e não devem ser qualquer material de vídeo antigo ou imagens que você tenha por aí. O Spotify valoriza o fato de que Canvases bem feitas podem aumentar massivamente o compartilhamento de faixas, acréscimos em listas de reprodução e visitas ao perfil, portanto, vale a pena consultar um editor de vídeo para aproveitar ao máximo esta ferramenta. Uma plataforma de criação de vídeo online como o Rotor também é um bom lugar para começar.
Spotify pre-save
Uma ferramenta poderosa que você pode usar antes mesmo de sua música ser lançada, o recurso Pre-Save do Spotify é o equivalente digital para compras realizadas no pré-lançamento de um álbum. Quando um usuário do Spotify pré-salva o conteúdo, ele é adicionado imediatamente às suas músicas ou álbuns salvos após o lançamento. Essa não é apenas uma ótima maneira de criar impulso, mas também ajuda a alimentar o algoritmo. Assim que sua música estiver ao vivo, o Pre-Save favorita automaticamente o conteúdo, mostrando assim que as pessoas se interessam pela música.
Spotify Promo Cards
O recurso Promo Cards do Spotify permite que você crie rapidamente uma imagem personalizada para seu perfil de artista, álbum ou música, que pode ser compartilhada diretamente em seus canais de mídia social. Um bônus adicional é que você pode escolher formatos de imagem que correspondem perfeitamente a diferentes plataformas sociais. Por exemplo, você pode criar um cartão promocional quadrado para compartilhar no Instagram e, em seguida, repetir rapidamente o processo, criando uma imagem de paisagem que funcione para uma postagem no Facebook. Outra dica legal é que você pode baixar a imagem para usar em outro lugar.
A ferramenta Promo Cards é como se você tivesse um designer gráfico disponível para ajudar a personalizar a forma como você compartilha seu material do Spotify. As opções de design são bastante limitadas, mas se você tem o hábito de atualizar seu conteúdo no Spotify regularmente (o que recomendamos que você faça), esta ferramenta é uma ótima maneira de manter sua identidade visual sempre atualizada.
Spotify Ads
Como o Spotify hospeda anúncios da mesma maneira que as estações de rádio tradicionais, você pode promover um novo lançamento como um anúncio dentro do próprio Spotify. Felizmente, o Spotify tem seu próprio serviço integrado de criação de anúncios, chamado Ad Studio, que oferece todas as ferramentas de que você precisa para criar um anúncio.
O Ad Studio permite que você escolha entre anúncios de áudio, vídeo e podcast, bem como “experiências personalizadas”, como “playlists patrocinadas” e “anúncios na página inicial”, que são gerenciadas sob medida com sua equipe de anúncios.
Como a maioria das plataformas de anúncios digitais, ele permite que você escolha onde o anúncio é exibido e a que tipo de usuário ele será veiculado (conhecido como “segmentação”). O preço começa em US$ 250 e os custos dependem da localização, público-alvo, duração da campanha e demanda de outros anunciantes no momento.
Promovendo sua música nas redes sociais
Quanto mais seguidores você tiver em suas mídias sociais, mais pessoas você poderá direcionar para o seu perfil do Spotify. Ainda assim, como todos os criadores da era moderna, os músicos podem trabalhar em seus canais de mídia social para criar seguidores e, por sua vez, transformar fãs em seguidores do Spotify.
A criação de conteúdo para suas mídias sociais pode envolver qualquer coisa, desde a transmissão ao vivo de uma jam session, o upload de um vídeo de uma prévia de um novo projeto em seu DAW, a exibição de um vídeo de música ou qualquer coisa que você dsejr. Não podemos entrar em todos os detalhes de como fazer um ótimo conteúdo social para sua música, mas aqui estão algumas dicas sobre como fazer com que suas mídias sociais e seu Spotify “trabalhem juntos”.
Use o Spotify para ‘compartilhar’ sua música
Quer seja um novo lançamento, um episódio de podcast, uma lista de reprodução ou seu perfil de artista, é sempre aconselhável usar o Spotify para compartilhar diretamente seu material em seus canais de mídia social. A função de compartilhamento integrada é encontrada no menu ao lado de cada faixa, álbum, playlist, podcast ou página de artista. Em sua forma mais simples, a função de compartilhamento fornece um link para compartilhar via Whatsapp ou e-mail e também fornece um código de incorporação para adicionar a qualquer site. Mas há muito mais do que isso.
O compartilhamento do Spotify funciona de maneira mais eficiente ao usá-lo para conectar o conteúdo diretamente a aplicativos de mídia social como Facebook, Instagram e TikTok e, como você verá no menu, a qualquer outro aplicativo que tenha em seu dispositivo que permita o compartilhamento .
Sua eficiência se dá pelo fato de que a função de compartilhamento garante a melhor experiência de compartilhamento no canal social de sua escolha. Quer criar uma história no Instagram para o seu novo lançamento? Você pode fazê-lo com apenas um clique no menu de compartilhamento. Talvez uma postagem no Facebook ou um novo vídeo do TikTok? Usar as opções de compartilhamento embutidas significa que você está compartilhando sua música da maneira que o Spotify deseja que seja compartilhada e você verá rapidamente os benefícios.
Como aumentar sua audiência no Spotify
Vimos a importância do engajamento com o seu público e de garantir que seu material tenha o melhor alcance possível dentro e fora do Spotify. Ainda assim, o objetivo deve ser aumentar seu público e encontrar maneiras de impulsionar as três grandes métricas: reprodução, seguidores e ouvintes mensais.
Isso porque, quanto mais seguidores, mais reproduções – o que transforma sua atividade no Spotify em receita. É sabido que ganhar dinheiro com o Spotify é uma questão de receber uma pequena quantia cada vez que uma faixa é tocada – ou “streamed” como é tecnicamente conhecido no mundo musical.
Veremos os melhores pontos de receita de streaming no Spotify posteriormente neste guia. Mas, por enquanto, vamos nos concentrar simplesmente em como aumentar seu público. Novos seguidores não significam apenas mais receita, mas também é uma maneira de construir uma base de fãs que irá assistir aos seus shows e comprar seus produtos. E quanto maior for o seu público, maior será a probabilidade de você chamar a atenção dos editores da lista de reprodução e do todo-poderoso algoritmo.
Mantendo um perfil forte de artista
Não nos esqueçamos de que sua página de Perfil de Artista é o lugar, acima de todos os outros, onde você conta sua história como artista.
É necessário cuidar de algumas coisas: certifique-se de ter uma imagem de perfil que reflita a arte do álbum cuidadosamente curada; uma biografia bem escrita é obrigatória; adicione links para todas as mídias sociais importantes para que os fãs possam encontrar uma maneira de se conectar fora do Spotify.
Artist Pick
Use o recurso Artist Pick (ou Seleção do Artista), que é mostrado na parte superior do seu perfil, para controlar qual música, álbum ou lista de reprodução aparece quando as pessoas acessam seu perfil. Um lugar perfeito para anunciar seu último lançamento!
Ao permitir que você adicione uma imagem personalizada e qualquer conteúdo do Spotify, a Seleção do Artista significa que você pode contar todos os tipos de histórias, como apresentar músicas de outros artistas que o inspiram ou anunciar datas de turnês – uma vez que o Spotify listará automaticamente os shows que estão acontecendo nas proximidades da localização do usuário.
Pitching em Playlists
As playlists, como você provavelmente sabe, são um dos recursos mais poderosos e atraentes do Spotify. O Spotify oferece aos usuários listas de reprodução criadas por algoritmos e com curadoria pessoal – estas tendo uma influência poderosa sobre aquilo que se torna sucesso, como, por exemplo, as 40 paradas mais populares faziam no passado.
O Spotify oferece aos artistas maneiras de se conectar diretamente com os editores da lista de reprodução por meio do Spotify for Artists. Se você tem uma próxima música inédita, pode sugerir o material diretamente aos editores, o que também significa que eles podem adicioná-la ao radar de lançamento de seus seguidores.
O Spotify recomenda lançar o novo material pelo menos uma semana antes do lançamento oficial e ter algumas informações sobre ele prontas para serem enviadas. Para saber mais sobre isso, dê uma olhada em suas páginas de ajuda sobre como sugerir aos editores de playlists e como obter músicas no Release Radar.
Conheça audiência – usando dados
Seu perfil do Spotify for Artists fornece informações detalhadas sobre o seu público. Olhando para esses dados, você pode ver informações demográficas sobre seus fãs, como idade, localização e sexo. Essas análises também oferecem a chance de ter uma visão mais aprofundada sobre seus números: total de streams, seguidores, faixas mais tocadas e listas de reprodução às quais você foi adicionado. A compreensão desses números dá a você uma visão incrível do que seus fãs mais gostam em você, o que pode ser útil quando você estiver trabalhando em músicas futuras.
Outro truque útil é que você pode ver de que outros artistas seus fãs gostam. Isso pode ser extremamente útil ao construir seu público. Como você verá na próxima seção, esses detalhes podem ajudá-lo a atingir públicos semelhantes por meio de publicidade paga.
Conteúdo explícito
O que é conteúdo explícito? Basicamente, é o conteúdo que exige que os usuários preencham certas informações para acesso. Esse conteúdo pode ser uma faixa inédita ou ao vivo, um EP remix ou merch gratuito. Em troca deste conteúdo, você pode pedir aos fãs um ‘follow’ ou seus endereços de e-mail. Oferecer um incentivo a seus fãs os torna mais propensos a interagir com você como artista.
Aqui estão algumas de nossas ferramentas favoritas para configurar uma campanha de conteúdo explícito – Followgate, Toneden e Show.co.
Podcasts
Nos últimos anos, o Spotify investiu pesadamente em podcasts. Não só procurou otimizar o aplicativo para unificar a experiência de consumo de música e podcasts, mas também investiu muito no desenvolvimento de seu próprio programa. De acordo com o Statista, a partir de 2020, mais podcasts são ouvidos no Spotify do que em qualquer outra plataforma.
Os podcasts oferecem uma maneira de contar uma história diferente daquela que sua música conta. Muitos membros da indústria musical já estão produzindo seus próprios podcasts: Questlove, Jessie Ware, Rick Rubin – a lista continua. Portanto, vale a pena considerar uma aventura no reino da palavra falada como uma nova maneira de alcançar os fãs.