Pular para o conteúdo

Brazility

Início » Com espetáculo de Alok e estreia de Zerb, UNTOLD Festival reúne 427 mil pessoas em 9ª edição

Com espetáculo de Alok e estreia de Zerb, UNTOLD Festival reúne 427 mil pessoas em 9ª edição

Mais de 40 mil pessoas já reservaram os ingressos para 2025, na celebração de 10 anos do evento

Na última semana, entre os dias 08 e 11 de agosto, o UNTOLD realizou sua 9ª edição em Cluj-Napoca, no coração da Transilvânia. Reunindo 427 mil pessoas de vários lugares do mundo, como Europa, EUA, Canadá, Brasil, Ásia e Emirados Árabes, o festival foi pura magia e mais uma vez ficou marcado na história da Romênia.

Com 250 artistas escalados no lineup, entre cantores, DJs e produtores locais e internacionais, os oitos palcos receberam uma variedade sonora e os maiores nomes do mercado musical. Entre os astros estavam Sam Smith, Lenny Kravitz, Burna Boy, Tom Grennan e Louis Tomlinson, que encantaram o público com suas vozes e shows espetaculares, enquanto os brasileiros Alok Zerb, e lendas como Martin Garrix, Swedish House Mafia, Dimitri Vegas & Like Mike, Timmy Trumpet, Steve Aoki, Salvatore Ganacci, Lost Frequencies, Purple Disco Machine, Jax Jones, FISHER, Solomun, Carl Cox, Black Coffee, criaram jornadas e experiências que merecem ser relembradas. 

Foto: Divulgação

Dia 01

O primeiro dia reuniu 97 mil pessoas e um dos shows mais esperados foi Louis Tomlinson, marcando sua estreia no palco principal do UNTOLD. “Just Hold On” e “Back to You”, as músicas que lideraram as paradas no Reino Unido e nos EUA, transformaram a Cluj-Arena em um lugar de emoções autênticas. 

“UNTOLD é realmente especial, obrigado! A energia deste lugar é algo único”, disse Louis Tomlinson.

Apresentando músicas mais conhecidas, como “Little Bit of Love” e “Found What I’ve Been Looking For”, o artista britânico Tom Grennan também surpreendeu o público com algumas faixas de seu próximo álbum de estúdio. 

Foto: Divulgação

“Vocês são um público extraordinário; essas músicas, que vocês estão ouvindo exclusivamente aqui no UNTOLD, são minha forma de agradecer por estarem comigo!” disse o artista.

Purple Disco Machine tocou faixas que o levaram às paradas internacionais e também estreou produções de seu próximo álbum, “Paradise”, que será lançado em setembro. Já Steve Aoki participou de todas as nove edições do UNTOLD e, este ano, convidou a artista romena Irina Rimes para sua colaboração no remix de “Dudadu”. 

Foto: Divulgação

“UNTOLD é minha casa longe de casa, e compartilhar essa música com vocês foi um momento especial. Por amor aos fãs, eu queria trabalhar com um artista romeno. Esta é minha primeira colaboração com a Romênia, e fiz esse remix para ‘ Dudadu’ de Irina Rimes por amor a vocês.” revelou o Aoki.

Timmy Trumpet gerou uma euforia incrível e disse aos fãs que eles são uma família para ele. Seu set também incluiu uma música romena da banda Cargo, “Dacă ploaia s-ar opri” (Se a chuva parasse).

Foto: Divulgação

A cultura techno underground também tem a sua casa dentro do UNTOLD, o palco Galaxy lotou com as lendas Black Coffee e Carl Cox, e ainda teve apresentação dos DJs romenos Prâslea, Marwan Dua e Akos.

Dia 02 

No segundo dia, o festival reuniu 110 mil pessoas e a lenda do pop-rock com quatro prêmios Grammy, Lenny Kravitz conduziu a pista em uma jornada de conexão entre música e emoção. Faixas do seu último álbum, como “Electric Blue Light”, “Are You Gonna Go My Way”, “I’m a Believer”, “I Belong To You”, “American Woman”, “Fly Away”, “It Ain ‘t Over Til It’s Over”, “TK421”, “Human” e “Paralyzed” estiveram presentes na sua performance. 

“Obrigado por estarem aqui comigo, por nos permitir celebrar a música juntos. O amor é a única coisa que importa, e vocês me deram isso!”, disse Lenny Kravitz.

Foto: Divulgação

Alok, que já revelou adorar a energia do UNTOLD, criou um novo conceito de show e tocou um set poderoso. Ele prestou homenagem a Nicu Covaci, fundador da banda de rock romena Phoenix. Foi um momento repleto de emoção, pelo qual recebeu dezenas de milhares de aplausos.

“Eu me sinto em casa aqui, consegui entender como funciona o público da Romênia, um público complexo, mas depois que você conquista eles te entregam tudo. Eu consegui construir algo muito genuíno com eles, então toda vez que eu volto aqui é uma troca muito forte e intensa” revela o brasileiro.

Lost Frequencies, um dos artistas mais carismáticos da música eletrônica, mostrou faixas de seu último álbum, “All Stand Together”. Outro momento que levou a emoção do palco principal a outro patamar foi o DJ set de Dimitri Vegas & Like Mike. 

“Vocês continuam sendo a maior multidão do mundo. Sentimos muito a sua falta.” disse Dimitri Vegas.

Foto: Divulgação

Já o DJ brasileiro, Zerb fez uma estreia em grande estilo. Dono do single de sucesso “Mwaki”, o produtor ficou muito entusiasmado com a organização do festival, a hospitalidade e os fãs romenos que ficaram com ele até o nascer do sol.

“Eu cheguei um pouco mais cedo, dei uma volta, o UNTOLD é gigantesco, eu fui de palco em palco escutando muitos DJs bons. O festival é lindo, os palcos são lindos. É incrível e se você gosta de festivais, este com certeza tem que estar na sua lista, porque de fato é bem mágico” disse Zerb.

Netsky destruiu a pista Alchemy, enquanto o templo techno, o Galaxy, recebeu Solomun, Sara Bluma, Peredel, Cezar, Mihigh e Poltom.

Foto: Divulgação

Dia 03 

Os momentos com Sam Smith e Swedish House Mafia foram destaques do terceiro dia de UNTOLD, que reuniu 120 mil pessoas.

Sam Smith, o único artista que conseguiu preencher a lacuna entre o soul e a música pop, foi outra estreia que rolou no UNTOLD. Os fãs celebraram com o britânico, compartilhando amor pela música, liberdade, tolerância e amizade. Com sua voz impressionante, Sam Smith criou uma conexão incrível com o público, entregando uma performance que sem dúvidas marcou essa edição do UNTOLD. 

Foto: Divulgação

Em um encontro emocionante, Smith conheceu 12 sobreviventes de cancro de 12 países através da organização Youth Cancer Europe. O artista ainda recebeu o primeiro disco de diamante concedido a um artista durante o UNTOLD, presenteado pela Universal Music Romênia por “Gloria” e “In The Lonely Hour”, a primeira certificação desse tipo na Romênia.

Swedish House Mafia, uma das bandas mais poderosas da música eletrônica, apresentou um impressionante set ao vivo na Cluj-Arena. Axwell, Sebastian Ingrosso e Steve Angello geraram euforia total com músicas icônicas como “Don’t You Worry Child”, “Save The World” e “One”, além de produções do álbum de retorno “Paradise Again”. 

“Vocês criaram magia!” disse Axwell, agradecendo ao público no final do show enquanto assistia a um espetáculo de fogos de artifício.

Salvatore Ganacci vestiu a camisa número 10 da seleção romena de futebol, usada pelo jogador romeno Gheorghe Hagi. O sueco ofereceu não apenas um DJ set, mas um espetáculo visual com uma produção que impressionou. Salvatore dançou e se misturou à multidão, jogou futebol no palco e deu seu número de telefone aos fãs que ligaram para ele durante a apresentação, protagonizando um dos momentos icônicos da noite. 

Foto: Divulgação

Jax Jones e Jaxomy arrasaram o palco principal e Tujamo fechou o terceiro dia de evento ao nascer do sol.

Enquanto isso, Stephan Bodzin, Charlie, Grigore, SIT e Priku b2b Arapu transformaram o palco Galaxy em um universo onde o espaço e o tempo não importavam; apenas a paixão e o amor pelo techno.

Dia 04 

No último dia, o vencedor do Grammy de “Melhor Álbum de Música Global”, Burna Boy subiu ao palco do UNTOLD com sua banda e dançarinos, e uma produção impressionante foi integrada ao mainstage. Se apresentando para 100 mil pessoas, o artista nigeriano usou um chapéu feito à mão por um designer romeno.

Foto: Divulgação

O set ao vivo de Martin Garrix foi pura energia, alegria e magia, da primeira à última batida. Com versões remix criadas especialmente para o seu show no UNTOLD e produções recém-lançadas, Garrix era só gratidão aos fãs romenos, que foram uma atração à parte nesta edição.

Mahmut Orhan, Nicky Romero e DJ Bliss fizeram apresentações marcantes, enquanto a banda indie-folk Milky Chance também entregou um belo espetáculo no palco principal.

Foto: Divulgação

FISHER, o DJ e produtor australiano que conquistou o cenário global da música eletrônica, foi outro nome que estreou este ano no UNTOLD. No palco Galaxy e com a pista lotada, FISHER tocou um set insano e agitou o clima.

Além da música, o público também desfrutou de muitas atividades, como um simulador de vôo, jogos VR, uma Fashion Village com mais de 30 designers romenos, um estúdio de tatuagem permanente e um festival gastronômico com mais de 40 fornecedores oferecendo uma diversidade de sabores, da culinária romena à asiática, húngara, indiana e muito mais, incluindo opções para os vegetarianos.

Foto: Divulgação

E depois de mais uma vez surpreender, entregando pura alegria e magia para a galera, a equipe já está trabalhando para apresentar uma nova edição, ainda mais especial, afinal em 2025 rola a celebração de 10 anos do evento, o UNTOLD X. 

O melhor ainda está por vir e mais de 40 mil pessoas já reservaram suas entradas para a 10ª edição. Para a próxima onda de vendas, os fãs podem se registrar aqui