Pular para o conteúdo

Brazility

Início » Com “Oleiro”, Ratier integra “Night Edition” em compilação da Serialism Records

Com “Oleiro”, Ratier integra “Night Edition” em compilação da Serialism Records

Faixa faz parte da “Before Everything Else Vol. 6”, projeto em duas partes que celebra os 18 anos do selo comandado por Cesare vs Disorder

São Paulo, julho de 2025 – Com sua identidade sonora refinada e consistente, Ratier entrega nesta sexta-feira, 11, a faixa “Oleiro”, que integra a “Night Edition” da compilação “Before Everything Else Vol. 6”, da Serialism Records — selo comandado por Cesare vs Disorder que celebra 18 anos em 2025. Ouça aqui.

A compilação marca a nova fase da label com um projeto especial dividido em duas partes: a “Night Edition”, voltada para pistas intensas com faixas de house, garage, tech house e breakbeats; e a “Morning Edition”, que traz uma abordagem mais minimalista e introspectiva, voltada ao pós-festa.

“Oleiro” carrega a marca registrada de Ratier: uma construção sofisticada e envolvente que equilibra elegância e groove com uma energia convidativa para a pista. Com influências da house music dos anos 90 e abordagem atual, a faixa conecta técnica e feeling na medida certa.

A faixa é a segunda da “Night Edition” e surge como um convite à imersão, com uma construção cuidadosa, estrutura precisa e atmosférica, que reforça o domínio de Ratier sobre dinâmicas de pista e storytelling sonoro.

A compilação apresenta 15 faixas de artistas como Dana Ruh, Rodrigo Ferrari, Ilario Liburni, Jorge Savoretti, Cesare vs Disorder, Tony V, Ray Mono, entre outros, oferecendo uma jornada que sintetiza o DNA da Serialism em diferentes texturas e intensidades.

A sintonia entre Ratier e Cesare vs Disorder também se reflete na discografia recente: além de “Oleiro”, o brasileiro assinou o remix para “Terça Feira”, que integrou o EP “Sonhando Acordado” do artista ítalo-polonês baseado no Brasil. Ratier já participou das edições 1 e 5 da série “Before Everything Else”, reforçando sua parceria de longa data com a Serialism Records.

Entre os últimos lançamentos do DJ, produtor e empresário também estão o terceiro álbum de estúdio, “Ritual”, o EP “Cat Eyes” — inspirado nos próprios gatos —, a colaboração “Can We Fly” com Lu.cian, e o EP “Diving”, que explora atmosferas inspiradas no fundo do mar.

“Oleiro” já está disponível nas principais plataformas de streamings.

Palco, pista e protagonismo

Ratier também vive um momento potente nos palcos. No último mês, participou de eventos marcantes do circuito nacional, como a Só Track Boa Festival e o Quartzo Festival, onde protagonizou um dos sets mais comentados ao lado de Jackson e Bhaskar no Favela Art Car.

No dia 5 de julho, o D-EDGE SP foi palco de outro momento histórico: um B2B All Night Long entre Ratier e DJ Murphy. A noite reuniu dois ícones da cena eletrônica brasileira em uma jornada que mesclou vinil e tecnologia digital, resultando em uma experiência imprevisível, visceral e elegante.

Mais sobre Ratier

Com quase 30 anos de legado, Ratier é uma figura central no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil. Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é conhecido por ser o criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes da música eletrônica global, com maior número de aberturas das Américas e que acaba de celebrar 25 anos de história —, do Surreal Park, superclub em Santa Catarina, e do Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro. Também foi dono da Tozen (2005–2010), que trouxe nomes como Laurent Garnier e Kevin Saunderson para Campo Grande/MS.

O impacto de Ratier vai além das paredes do D-EDGE. Ele expandiu seu império criando a D.Agency, que promove artistas nacionais, a DJ College, escola de DJs que já formou mais de 1.500 alunos, e selos como D-EDGE Records, Olga e D-EDGE Records Black.

Produtor de três álbuns de estúdio — sendo “Ritual” (2023) o mais recente deles —, já lançou música por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical, além, é claro, da sua própria label, a D-EDGE Records.

Ratier já dividiu o palco com os maiores artistas da música eletrônica global e fez apresentações marcantes em grandes festivais, como o alemão MELT e o romeno Sunwaves, Rock in Rio, Lollapalooza e Tomorrowland Brasil, e clubes como o Amnesia e Hï Ibiza (Espanha), WOMB (Japão) e Hive (Suíça). O artista já levou sua pesquisa musical para países como Grécia, França, Alemanha e Holanda.

Além disso, produz conteúdo para três séries no YouTube — “StoryTelling”, que traz entrevistas com personalidades da música, arte e saúde; “For RReal”, mostrando os bastidores de sua rotina artística; e “In da House”, em que visita casas de outros artistas — e já administrou negócios no universo da moda (como as marcas Vallet e Ratier, e a loja de roupas Subculture), do turismo (com a agência D-Travel), da cultura (como o centro cultural Holzmarket, em Berlim) e da culinária (como o bar-restaurante Bossa, em São Paulo), e integrou a sociedade do Warung Beach Club por dez anos.

Com uma trajetória que conecta diferentes vertentes criativas, Renato Ratier é mais do que um artista: é um catalisador de experiências, ideias e movimentos que moldam a cena eletrônica nacional e um dos poucos que que pilotam há 25 anos alguns dos clubes mais premiados mundialmente do país.